Eventos

O Grupo de Ciência Aberta e Responsável organiza eventos e ciclos de palestras para oferecer informações e formação em práticas de ciência aberta e ciência responsável.

Em 2021/2022, o grupo organizou em parceria com o Programa Doutoral em Psicologia, um ciclo de palestras como parte das oficinas de competências transversais à investigação. Todos os materiais (vídeos e slides) estão disponíveis no OSF do grupo.

Em 2023, irão decorrer três formações presenciais que tem como objetivo dar suporte a toda a comunidade do Centro de Psicologia na implementação de práticas de ciência aberta. A próxima formação já decorrerá no dia 15 de Março de 2023. Inscreva-se!

Próximo Evento

Dia 15 de março de 2023 às 18h00, presencialmente na sala 254, decorre a Oficina: Como partilhar materiais de investigação e bases de dados.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição via preenchimento deste formulário até 14 de Março.

O evento é destinado aos estudantes dos doutoramentos em Psicologia e em Sexualidade Humana, investigadores e docentes.

Descrição

O acesso aberto aos materiais (e.g., bases de estímulos, questionários, guiões de entrevista) e aos dados de investigação é importante para assegurar a transparência, replicabilidade e robustez dos resultados de investigação. Neste workshop, abordaremos o tema da partilha de materiais e de bases de dados de forma prática. Num primeiro momento, serão apresentados os diversos componentes da partilha juntamente com uma demonstração passo-a-passo da sua implementação. Num segundo momento, os participantes serão acompanhados na implementação destes passos para a disponibilização dos seus próprios materiais e/ou bases de dados.

Para a efetiva participação no workshop, é recomendado que os participantes tragam um laptop pessoal e materiais ou bases de dados que desejem preparar para a partilha.

Calendário dos Eventos 2023

15 de Fevereiro de 2023: Green Open Access

15 de Março de 2023: Disponibilização de Materiais e Bases de Dados

29 de Março de 2023: Pré-registo de estudos

Todos os eventos que decorreram em 2021/2022

Vídeos e materiais referentes as formações já decorrentes podem ser consultados na nossa página do Open Science Framework: https://osf.io/zke9h/

Evento CPUP

O grupo de Ciência Aberta organizou um dos workshops do evento do CPUP.

Workshop – 01/07, 9h00 às 11h00

Publishing Negative Results: Finding Evidence for the Absence of Effects with Bayesian Inference

Prof. Klaus Oberauer, University of Zurich

Sumário do workshop:

In most scenarios, researchers search for positive results: interventions that promote benefits, differences between groups in a relevant measure, correlations between variables, positive predictors, or causal effects of experimental manipulations. In this search, however, we often stumble upon ineffective interventions, insignificant correlations, unsuccessful experimental manipulations, etc. These negative results are often relegated to the file drawn, often seen as a failure of the experimenter. Yet, they may inform us on variables that are not useful or findings that are not replicable or robust. Therefore, carefully documented negative results should be as much part of the scientific record as positive results. For negative results to be informative, however, we need a measure to quantify how much our data support the absence of a relation: we need tools for testing the Null hypothesis.  This workshop will present the basics of Bayesian inference, and how it weights the evidence for both the Null and the Alternative hypothesis. The workshop will demonstrate how to perform some simple Bayesian-hypothesis tests (e.g., t-tests) using a free software (JASP) and how to interpret the results obtained. It will end with a discussion of the advantages of Bayesian analysis and suggestions for further references on further tests and methods.

Outras páginas de interesse:

Sobre NósMembrosRecursosFAQ’sContato