Eventos

O Grupo de Ciência Aberta e Responsável organiza eventos e ciclos de palestras para oferecer informações e formação em práticas de ciência aberta e ciência responsável.

Em 2021/2022, o grupo está a organizar, em parceria com o Programa Doutoral em Psicologia, um ciclo de palestras como parte das oficinas de competências transversais à investigação.

Em 2021, decorreram três palestras. Para 2022, estão planeadas mais cinco sessões. A última sessão de 2022 (veja nota abaixo) já decorrerá para a semana. Inscreva-se!

Próximo Evento

Dia15 de junho às 18h00, via zoom, decorre a Workshop “Ciência Inclusiva: Investigação com populações vulnerabilizadas.”.

Neste workshop, serão apresentadas linhas orientadoras para a investigação científica com populações vulnerabilizadas (em função da idade, género, orientação sexual e identidade de género, entre outros). Serão apresentados exemplos práticos de escrita científica não enviesada, linguagem inclusiva e questionamento de dados sociodemográficos.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição via preenchimento deste formulário até 14 de junho.

O evento é destinado primordialmente aos estudantes dos dos doutoramentos em Psicologia e em Sexualidade Humana e aberto a outros investigadores e docentes.

O evento é organizado pelo Programa Doutoral em Psicologia juntamente com o grupo de Ciência Aberta e Responsável do Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP).

Todos os eventos que decorreram em 2021/2022

Vídeos e materiais referentes as formações já decorrentes podem ser consultados na nossa página do Open Science Framework: https://osf.io/zke9h/

Evento CPUP

O grupo de Ciência Aberta irá organizar um dos workshops a decorrer durante o evento do CPUP.

Workshop – 01/07, 9h00 às 11h00

Publishing Negative Results: Finding Evidence for the Absence of Effects with Bayesian Inference

Prof. Klaus Oberauer, University of Zurich

Sujeito a inscrição prévia. Mais informações serão divulgadas em breve pelo CPUP!

Sumário do workshop:

In most scenarios, researchers search for positive results: interventions that promote benefits, differences between groups in a relevant measure, correlations between variables, positive predictors, or causal effects of experimental manipulations. In this search, however, we often stumble upon ineffective interventions, insignificant correlations, unsuccessful experimental manipulations, etc. These negative results are often relegated to the file drawn, often seen as a failure of the experimenter. Yet, they may inform us on variables that are not useful or findings that are not replicable or robust. Therefore, carefully documented negative results should be as much part of the scientific record as positive results. For negative results to be informative, however, we need a measure to quantify how much our data support the absence of a relation: we need tools for testing the Null hypothesis.  This workshop will present the basics of Bayesian inference, and how it weights the evidence for both the Null and the Alternative hypothesis. The workshop will demonstrate how to perform some simple Bayesian-hypothesis tests (e.g., t-tests) using a free software (JASP) and how to interpret the results obtained. It will end with a discussion of the advantages of Bayesian analysis and suggestions for further references on further tests and methods.

Outras páginas de interesse:

Sobre NósMembrosRecursosFAQ’sContato